
28

Dezembro 2015 Revista Adusp

Hugo Chávez reassume em 2002

Ataque midiático à 
Democracia e aos 

projetos nacionais
Frederico Füllgraf

Jornalista

“...Nossos adversários dizem: ‘Sim, anos atrás, 
nós garantimos a liberdade de opinião a vocês’. Sim vocês a nós!

Mas esta não é uma prova de que nós a devemos garantir a vocês! 
Que vocês a deram a nós é apenas uma prova do burros que são!”

Joseph Goebbels
(discurso, 4/12/1935)

A m é r i c a  L a t i n a  ( I )



29

Dezembro 2015Revista Adusp

Em uma audiência para rádios 
e televisões católicas, ocorrida em 
março de 2014, ninguém menos que 
o Papa Francisco declarou: “Hoje, 
o clima midiático tem suas formas 
de envenenamento. As pessoas sa-
bem, percebem, mas infelizmente 
se acostumam a respirar do rádio 
e da televisão um ar sujo, que não 
faz bem. É preciso fazer circular 
um ar mais limpo. Para mim, os 
maiores pecados são aqueles que 
vão na estrada da mentira, e são 
três: a desinformação, a calúnia e a 
difamação”. 

O uruguaio Aram Aharonian, fun-
dador da TeleSur, alerta: “Vivemos 
em plena batalha cultural: a guerra 
pela imposição de imaginários coleti-
vos se dá através de meios cibernéti-
cos, audiovisuais e da imprensa... São 
golpes baixos permanentes, notícias 
que não têm contextualização, mas 
que conseguem impactar o coletivo 
e já foram empregadas para deses-
tabilizar os governos populares da 
América Latina”. 

Está em curso a insurreição im-
pulsionada por um “latifúndio mi-
diático” contra os governos da Ve-
nezuela e Argentina, do Brasil e 
Equador, assinala Ignacio Ramonet, 
ex-diretor do Le Monde Diplomati-
que: “A principal batalha a ser esgri-
mida pelos governos democráticos e 
distribuidores de renda na América 
Latina é a da comunicação”. 

No Brasil, enquanto hesita em 
aprovar a regulação do mercado de 
comunicação, prometida em campa-
nha, o governo Dilma Rousseff vai 
perdendo a batalha. Na Argentina 
e no Equador, com penosa tramita-
ção judicial, foram adotadas leis de 
regulação de mercado e de políticas 

de comunicação, que não consegui-
ram conter as escaladas dos jornais 
Clarín (Buenos Aires) e El Universo 
(Quito). No recém-lançado livro 
La internacional del terror mediático 
(Buenos Aires, 2015), Aharonian 
fulmina: “Sem uma democratiza-
ção da comunicação é muito difícil 
que tenhamos novas sociedades e 
democracias mais inclusivas e mais 
equitativas”. 

Concertações e conspirações mi-
diáticas não são novidade no Brasil, 
cuja frágil república enfrentou duas 
delas: a partir de 1950, o ataque 
cerrado ao governo Getúlio Vargas, 
e — pela mesma falange constituí-
da por Correio da Manhã, Jornal do 
Brasil, O Globo, Diário de Notícias, 
O Estado de S. Paulo e os Diários 
Associados — a desestabilização do 
governo João Goulart, entre 1961 
e 1964. Vejamos agora, resumida-
mente, como se deu na Venezuela 
a acachapante promiscuidade e en-
volvimento institucional da mídia 
privada em um golpe de Estado.

Pesquisa feita por Eva 

Golinger, uma advogada 

norte-americana, revelou 

que em 64 dias de locaute  

na Venezuela as quatro  

maiores emissoras de TV  

trocaram os programas 

habituais por nada menos  

do que 17.600 anúncios  

contra o governo Chávez

Ao obter folgada maioria de 
56,20% dos votos, em 6 de dezem-
bro de 1998, o então tenente-coro-
nel da reserva Hugo Chávez, can-
didato de uma frente ampla, na-
cionalista e progressista, elegeu-se 
presidente da Venezuela com um 
projeto de reformas centradas na 
nacionalização do petróleo e no 
combate à pobreza, na qual estavam 
mergulhados 43,9% da população.

Consciente da oposição que lhe 
fariam a tradicional oligarquia e as 
novas forças neoliberais, Chávez 
vislumbrou uma reforma da Cons-
tituição como ferramenta jurídica 
para deslanchar os programas pro-
metidos em campanha. Para legiti-
mar a reforma, realizou-se o Refe-
rendo de abril de 1999, mediante o 
qual 87,75% dos eleitores se pro-
nunciaram favoravelmente a uma 
Assembleia Constituinte e a uma 
nova Constituição. Promulgada em 
dezembro de 1999, ela garantiu a 
reeleição de Chávez em 30 de julho 
de 2000. Em novembro do mesmo 
ano, a Assembleia Nacional apro-
varia a Ley Habilitante, que dotou o 
presidente de poderes especiais pa-
ra aprovar um pacote de 49 medidas 
de notável impacto social e político.

Da Ley Habilitante derivaram a 
Lei Orgânica de Hidrocarburetos, 
que aumentou em 30% a tributa-
ção das petroleiras transnacionais 
e fixou em 51% a participação acio-
nária do Estado nas sociedades mis-
tas, como a Petróleos de Venezuela 
(PDVSA), na qual Chávez denun-
ciara uma “caixa preta” de opera-
ções ilícitas; a Lei de Pesca, que 
proibiu a pesca industrial de arras-
to, com benefícios para os pescado-
res artesanais; e a Lei de Terras e 



30

Dezembro 2015 Revista Adusp

Desenvolvimento Agrário, que per-
mitiu a expropriação de latifúndios, 
beneficiando camponeses sem terra 
e pequenos agricultores.

Mal foram aprovadas, o setor 
empresarial e seus partidos as acu-
saram de “inconstitucionais”, e ao 
governo Chávez de “anti-democrá-
tico”. Confrontacionista, já em 10 
de dezembro de 2001 a central pa-
tronal Federação Venezuelana de 
Câmaras de Comércio (Fedecáma-
ras) conclamou a Venezuela a uma 
greve geral patronal “de advertên-
cia”, com palavras-de-ordem pela 
renúncia de Chávez.

A advogada norte-americana 
Eva Golinger, citada pelo jornalis-
ta Renato Rovai no livro Midiático 
poder: o caso Venezuela e a guerri-
lha informativa (São Paulo, 2007), 
revelou os resultados de pesquisa 
que conduziu, segundo a qual nos 
64 dias do locaute as quatro princi-
pais emissoras de TV suspenderam 
sua programação habitual, banindo 
da grade comerciais, telenovelas e 
desenhos animados, para inserir na-
da menos do que 17.600 anúncios 
contra o governo, que incitavam à 
sabotagem da economia. 

Como trama paralela, em março 
de 2002 a criminalização de Chávez 
alcançava o paroxismo. No ultra-
conservador El Nacional, editoriais 
eram substituídos por manchetes 
garrafais como “O terrorismo está 
entre nós” (15/3/2002), ou  “Hu-
go Chávez confessou ser o che-
fe de uma rede de delinquentes” 
(21/3/2002), insinuando que “fon-
tes dos serviços secretos revelaram 
acordos feitos com elementos liga-
dos ao Hezbollah […] controlados 
pela Embaixada do Irã”. 

Partido xiita, legalmente constitu-
ído, e maior rede de assistência mé-
dica e social do Líbano, o Hezbollah 
fora colocado na lista de países e or-
ganizações “terroristas”, urdida pelo 
Departamento de Estado dos EUA 
e países europeus, aliados de Israel. 
Ridiculamente, até meados de 2015 
Cuba também figurava nesta “lista ne-
gra”. Apropriando-se da difamação, a 
intenção de El Nacional foi compro-
meter Chávez com o “eixo do mal”.

No Brasil, Olavo de Carvalho 

e Reinaldo Azevedo tentaram 

vincular o governo Lula às 

FARC e ao narcotráfico, 

esgrimindo uma teoria da 

conspiração segundo a qual 

o Foro de São Paulo seria 

núcleo de uma intentona 

continental para instalar uma 

“pátria grande comunista”

“Insultado, comparado a Fuji-
mori, Idi Amin Dada, Mussolini e 
Hitler, tratado como fascista, dita-
dor e tirano, o presidente ‘boliva-
riano’ sofre ataques que, em qual-
quer país, dariam lugar a uma ação 
legítima por ofensa ao chefe de Es-
tado”, anotava Maurice Lemoine 
em seu emblemático ensaio “Dans 
les laboratoires du mensonge au Ve-
nezuela”, publicado por Le Monde 
Diplomatique em agosto de 2002.

No Brasil, factoide semelhante 
seria plantado anos mais tarde por 
Olavo de Carvalho, dublê de arti-
culista e astrólogo, e reverberado 
pelo jornalista Reinaldo Azevedo, 
blogueiro da revista Veja e sorte 
de porta-voz midiático dos porões 
da extrema-direita: tentava-se vin-
cular o governo Lula às Forças 
Armadas Revolucionárias da Co-
lômbia (FARC) e ao narcotráfico 
(“Relações perigosas: as FARC, 
o PT e o Governo Lula”, Veja, 
16/5/2010), esgrimindo uma teoria 
da conspiração repetida ad nause-
am, segundo a qual o Foro de São 
Paulo, coordenação de partidos 
de esquerda e nacionalistas latino-
americanos, seria o núcleo de uma 

Na Venezuela, golpista Pedro Carmona assume a presidência (2002)



31

Dezembro 2015Revista Adusp

intentona continental para instalar 
uma “pátria grande comunista”.

Desde a chegada de Chávez à 
presidência, “os cinco principais ca-
nais de televisão privados — Ve-
nevisión, Radio Caracas Televisión 
(RCTV), Globovisión, Televen e 
CMT — e nove dos dez grandes 
jornais nacionais (El Universal, El 
Nacional, Tal Cual, El Impulso, El 
Nuevo País, El Mundo etc.) subs-
tituíram os partidos políticos tra-
dicionais, relegados ao vazio pelas 
vitórias eleitorais do presidente”, 
resume Lemoine na sua crônica.

Quatro meses após sua reelei-
ção, na madrugada de 12 de abril 
de 2002, Hugo Chávez é preso por 
um comando golpista do exército 
venezuelano e abduzido à ilha de 
Orchila, distante 160 quilômetros 
da capital. A maioria dos meios 
de comunicação anuncia sua “re-
núncia”, mas não apresenta qual-
quer declaração de próprio punho 
de Chávez, ou gravação em vídeo. 
Naquelas horas, no maior canal 
privado de TV, o Venevisón do 
multibilionário Gustavo Cisneros, 
reina clima de confraternização de 
militares com jornalistas. “Tivemos 
uma arma de importância capital: 
a mídia. E como se apresenta a 
ocasião, aproveito para felicitá-la 
por isso”, declara ao vivo o vice-
almirante Victor Ramírez Pérez 
à apresentadora Ibéyise Pacheco. 
Vaidosa, Pacheco admite que “há 
muito tempo” mantinha ligações 
privilegiadas com os oficiais gol-
pistas. Sua colega Patricia Poleo, 
surpreendentemente bem informa-
da, anunciava à TVE espanhola: 
“O próximo presidente será Pedro 
Carmona”.

De fato, às primeiras horas de 13 
de abril, Pedro Carmona, líder da 
Fedecámara, toma posse como pre-
sidente de facto. Dissolve a Assem-
bleia Nacional e a Corte Suprema 
com uma só canetada e declara letra 
morta a Constituição Bolivariana de 
1999. Neste dia, Ibéyise Pacheco e 
Patricia Poleo são incensadas como 
as grandes vedetes da TV venezuela-
na e farão carreira não como profis-
sionais do jornalismo, mas como mi-
litantes de um fenômeno doravante 
conhecido como mídia golpista.

Pr e v i s i v e l m e n t e ,  E s t a d o s 
Unidos e Espanha, incentiva-
dores dos golpistas, precipitam-
se, reconhecendo quase ime-
diatamente o espúrio governo  
Carmona. Mas o Chile, governado 
então pelo “socialista” Ricardo La-
gos, junta-se também a eles.

Alarmados, eleitores e simpati-
zantes de Chávez acodem às ruas de 
Caracas. A Polícia Metropolitana 
tenta, mas não consegue debelar as 
multidões que tomam a cidade. Em 
menos de 48 horas, forças consti-
tucionalistas do Exército libertam 
Chávez. Eleito em 1998, “relegiti-
mado” em 1999 e reeleito em 2002, 
2006 e 2012, ele assumiu seu terceiro 
mandato como alvo de uma escalada 
midiática sem precedentes, na qual 
todas as armas da guerra psicológi-
ca (factoides, mentiras, difamação, 
incitação à violência e ao golpe de 
Estado) foram empregadas.

Em 2013, quando Chávez faleceu 
e Nicolás Maduro assumiu o gover-
no, Pacheco e Poleo emigraram para 
Miami, onde dão continuidade ao 
periodismo basura, que em suas pági-
nas do Facebook pede “curtidas” da 
extrema-direita continental.

Fenômeno ainda não 

suficientemente estudado, 

durante os governos Lula 

da Silva e Dilma Rousseff 

o Brasil foi tomado de 

assalto por fundações e 

ongs (institutos Liberal, 

Millenium e outras) que 

incitaram manifestações  

de 2014 e 2015

A escalada anti-Chávez ganhou 
em intensidade após o anúncio feito 
por ele, no V Foro Social Mundial 
(Porto Alegre, 2005), do “Socialis-
mo do século XXI” como programa 
de governo, e a fundação, em 2008, 
do Partido Socialista Unido de Ve-
nezuela (PSUV).

É oportuno recordar que na-
queles anos ocorriam protestos na 
Ucrânia, conhecidos como “Revo-
lução Laranja”, que culminaram 
com a anulação da vitória eleitoral 
de Viktor Yanukovich à presidência 
e um segundo escrutínio ordenado 
pela Suprema Corte (submetida a 
uma escalada ensurdecedora na mí-
dia internacional), que consagrou 
Yushchenko como vitorioso sobre 
Yanukovich, com 52% contra 44% 
dos votos.

Investigações sobre a “Revo-
lução Laranja”, entre elas do The 
Guardian londrino, concluiram que 
o principal articulador dos protes-



32

Dezembro 2015 Revista Adusp

tos era Givi Targamadze, ativista 
que em 2003 instalara na vizinha 
Georgia um governo aliado da Or-
ganização do Tratado do Atlântico 
Norte (OTAN), feroz inimigo da 
Rússia, contra a qual instigaria a 
guerra de 2008. Targamadze tinha 
ligações com uma organização de-
nominada “Instituto Liberdade”. 

Ora, o Instituto Liberdade está 
presente no Brasil. Sua filial opera 
em Porto Alegre e integra uma rede 
de 40 think tanks distribuídos por 
América Latina e Caribe. Entre seus 
curadores internacionais constam 
diretores da Mont Pelerin Society 
(MPS), com sede na Suíça, fundada 
por luminares do pensamento neo-
liberal militante, como Ludwig von 
Mises, Milton Friedman e Friedrich 
Hayek — os dois últimos sempre 
lembrados como consultores da po-
lítica econômica da ditadura de Au-
gusto Pinochet, no Chile. 

Na rubrica “Quem Somos”, o 
instituto apresenta-se como uma 
“organização não governamental” 
(ong) e resume sua missão neoli-
beral militante: “O Instituto Liber-
dade é um think tank por excelên-
cia, pois firma-se no mercado lo-
cal, nacional e internacional como 
produtor de idéias e construtor de 
influências. […] O Instituto Liber-
dade defende o Estado de Direito, 
a descentralização do governo, a 
economia de mercado e apóia os 
empreendedores intelectuais mul-
tidisciplinares na produção de aná-
lises e recomendações em políticas 
públicas, seguindo os preceitos da 
Escola Austríaca de Economia” 
(http://goo.gl/fuSdrk).

Fenômeno ainda não suficiente-
mente estudado, durante os gover-
nos de Luiz Inácio Lula da Silva e 
Dilma Rousseff o Brasil foi tomado 
de assalto por uma pletora de fun-

dações e ongs (como os institutos 
Liberal, Millenium e outras) que 
incitaram as manifestações de 2014 
e 2015, usadas pelo PSDB contra o 
governo federal e nas quais grupos 
de extrema-direita conquistaram 
um protagonismo que não se via 
há muitos anos. Prova disso é a de-
senvoltura com que circulou nessas 
marchas o ex-delegado Carlos Al-
berto Augusto (“Carlinhos Metra-
lha”), identificado como torturador 
pela Comissão Nacional da Verda-
de: ele chegou a discursar em defe-
sa da Ditadura Militar e do fuzila-
mento de militantes de esquerda.

O cientista político Gene Sharp, 
da Universidade de Ohio, é aponta-
do como estrategista de operações 
subversivas ditas “não-violentas” 
e mentor do conceito de “golpe 
de Estado brando”. Seu livro, Da 
ditadura à democracia: uma estru-
tura conceitual para a Libertação 



33

Dezembro 2015Revista Adusp

(Bangkok, 1993), financiado pelo 
Instituto Albert Einstein, de Bos-
ton, traduzido para vários idiomas, 
inclusive o  português, e disponível 
em PDF na internet, ainda hoje é 
cultuado como bíblia e manual das 
organizações de extrema-direita na 
América Latina.

Em 2013, o Congresso do 

Equador aprovou a Lei 

Orgânica de Comunicação, 

que proibiu, de forma 

inédita na América Latina, 

que bancos sejam sócios ou 

controladores de veículos 

de comunicação.  Neste 

momento a campanha do 

jornal El Universo contra 

Rafael Correa foi encampada 

pela mídia escrita espanhola

Segundo Sharp, a estratégia do 
“golpe brando” pode executar-se 
em cinco etapas hierarquizadas, ou 
implementadas de modo simultâ-
neo, assim resumidas por Enrique 
Alfonso Rico Cifuentes (La guerra 
mediática y el “golpe suave”, Argen-
press, 4/5/2014):

“1ª. Criação de matrizes de opi-
nião, centradas em déficits reais ou 
potenciais, cavalgamento (= rei-
teração) de conflito e desconten-
tamento, denúncias de corrupção, 
etc.; 2ª. Deslegitimação: manipula-

ção de preconceitos anticomunistas, 
acusações de totalitarismo e pensa-
mento único; 3ª. Esquentamento das 
ruas: reiteração de conflitos, fomen-
to de passeatas e marchas, expondo 
falhas do governo; 4ª. Combinação 
de diversas formas de luta: marchas 
convertidas em plataforma publici-
tária, operações de guerra psicoló-
gica, criação de clima de ingoverna-
bilidade, boataria de golpe militar; 
5ª. Forçar a renúncia da/o Presidente 
de turno: arruaças, provocação de 
guerra civil, contemplando a ‘desti-
tuição constitucional’ do Presiden-
te”. Quem acompanha o desenrolar 
da cena brasileira ao longo de 2014 
e 2015 certamente encontrará for-
tes coincidências com este script.

Ao reduzir os índices de pobre-
za de 38,3% para 25,8% em oito 
anos e resgatar da miséria 1,3 mi-
lhão de equatorianos numa popula-
ção de 15,7 milhões de habitantes, 
desde que assumiu seu mandato 
presidencial, em 15 de janeiro de 
2007, Rafael Correa é uma pedra 
no sapato dos “mercados” e da geo-
política dos EUA. 

Em 2009, o equatoriano rompeu 
o acordo que permitia aos EUA 
manter uma base militar em Manta 
e em 2013 a Corte Nacional de Jus-
tiça condenou a petroleira Chevron 
(ex-Exxon) a pagar US$ 9,5 bilhões 
por graves danos ambientais na 
Amazônia equatoriana. No primei-
ro semestre de 2015, bastou Correa 
submeter ao parlamento seu proje-
to de lei sobre taxação de heranças 
e vendas de bens de raiz (baseando 
os tributos não no valor em escri-
tura, mas segundo a valorização no 
mercado: “impuesto de plusvalía”), 
elite e classe média equatorianas 

foram à luta com gritos de “Fora 
Correa!”.

A campanha midiática lançada 
contra a Alianza País de Correa 
data de 2007, mas recrudesceu em 
fevereiro de 2012, quando a Cor-
te Nacional do Equador ratificou 
a sentença contra El Universo por 
injúria a Correa. O motivo: segun-
do editorial deste jornal intitula-
do “NO a las mentiras” (6/2/2011), 
durante o motim de 30 de setem-
bro de 2010 contra a lei que previa 
cortes nos salários da polícia, ape-
lidado “30S” (motim este unanime-
mente caracterizado por observa-
dores e mídia independentes como 
tentativa de golpe de Estado), Cor-
rea mandara uma tropa que lhe 
era leal abrir fogo contra um hos-
pital repleto de civis. El Universo 
decidiu, assim, definir Correa como 
“ditador sanguinário” que cometera 
“crime de lesa-humanidade”. 

O editorial não correspondia aos 
fatos. Seu autor, Emilio Palacio, foi 
condenado a três anos de prisão e 
o jornal a uma reparação de danos 
morais no valor de US$ 40 milhões. 
Posteriormente, editorialista e jor-
nal tentaram safar-se da sentença e 
pediram desculpas. Correa perdoou 
o crime de imprensa, mas antes 
disso Palacio preferiu pedir “asilo 
político” aos EUA, onde dá conti-
nuidade ao cerco midiático ao go-
verno equatoriano. Em outubro de 
2012, Palacio foi recompensado ao 
receber o Prêmio “Columnista del 
Mundo”, ruidosamente outorgado 
pelo jornal conservador espanhol 
El Mundo, espécie de porta-voz do 
Partido Popular.

Quando o Congresso equatoria-
no aprovou a Lei Orgânica de Co-



34

Dezembro 2015 Revista Adusp

municação, em 2013, estabelecen-
do a proibição, inédita na América 
Latina, de bancos como sócios ou 
controladores de veículos de comu-
nicação, a campanha do El Universo 
foi encampada pela totalidade da 
mídia escrita espanhola: os fran-
quistas ABC e La Vanguardia, os 
jornais do grupo Prisa El Mundo y 
El País (envolvidos com o PSOE), e 
a agência noticiosa EFE, cujo prin-
cipal acionista é o Estado.

Na América Latina, o grupo 

espanhol Prisa controla 

emissoras de TV e rádio na 

Bolívia, Colômbia, México, 

Argentina. Neste último 

país associou-se aos grupos 

proprietários dos jornais 

Clarín e La Nación na 

empresa Papel Prensa

No ensaio “Golpes Sem Fron-
teiras?” (Le Monde Diplomatique 
Brasil, 1/8/2002), Maurice Lemoine 
adverte que para entender algumas 
estranhas “sinergias” é recomendá-
vel observar que “a versão dos fatos 
difundida pelos órgãos de imprensa 
locais é encontrada freqüentemente, 
de forma idêntica, em vários meios 
de comunicação internacionais: New 
York Times, Washington Post, CNN, 
El Tiempo, Rádio e TV Caracol, 
RCN... Entre eles, destaca-se par-
ticularmente o diário espanhol El 
País. Sobre um fundo de interesses 

econômicos e financeiros, pode-se 
às vezes compreender a razão de 
tais ‘sinergias’”. Uma delas entrou 
em ação quando o governo Cristina 
Kirchner decretou a expropriação 
da multinacional Repsol (controlada 
por capitais espanhóis) no consórcio 
petroleiro YPF, tornando-se objeto 
de furiosa campanha de El País con-
tra a Argentina. 

Na América Latina, a holding 
Prisa controla um canal de TV e 
três jornais da Bolívia, bem como 
várias das emissoras mais influentes 
do continente, como a TV Cara-
col na Colômbia, Grupo Latino de 
Radio, Radiopolis no México. Na 
Argentina possui a Rádio AM 590 
e é sócia dos grupos proprietários 
dos jornais Clarín e La Nación na 
empresa Papel Prensa: juntos tor-
naram-se donos de 90% do papel 
de impressão para jornais e revistas 
na Argentina.

A excelente investigação realiza-
da pelo documentário El segundo de-
sembarco. Multinacionales españolas 
en América Latina não deixa dúvi-
das: a mídia espanhola, capitaneada 
por El País e Grupo Prisa, opera co-
mo guarda pretoriana midiática do 
grande capital ibérico no continente. 
Atraídos pela privataria neoliberal 
que antecedeu a maioria dos gover-
nos progressistas, os bancos Santan-
der, BBVA e Bankia, juntamente 
com Telefónica, Repsol, Iberdrola, 
Endesa e Gas Natural Fenosa, reali-
zam simbolicamente o “segundo de-
sembarque” espanhol nas Américas, 
empreendendo o truculento saque 
dos mercados de serviços e de recur-
sos naturais. Não é de estranhar-se 
que, eventualmente, tais interesses 
coincidam com os de grupos nacio-
nais engajados na desestabilização 
de regimes democráticos, e a eles se 
associem em tal empreitada.

Rafael Correa toma posse em 2007

Agência Estado


