A criação de um comando aberto com participação de docentes, estudantes e servidora(e)s técnico-administrativa(o)s para encaminhar propostas para a construção dos planos sanitários e educacionais a serem adotados quando da retomada das atividades presenciais foi uma das deliberações aprovadas na plenária dos três setores da USP, na manhã desta quinta-feira (24/6).

A plenária, com a pauta de “Defesa da USP, melhores condições de trabalho e estudo, permanência estudantil, recomposição salarial e de pessoal, plano sanitário e educacional”, foi uma das atividades do dia de paralisação em defesa da universidade organizado pelos três setores.

A reunião também aprovou a participação no ato programado para esta sexta-feira (25/6), às 14h, na Ágora do Conjunto Residencial da USP (Crusp), com o tema “Quem entrou quer permanecer!”.

Os três setores apoiaram nova paralisação, com indicativo de greve, no dia 15/7, quando ocorre reunião do Fórum das Seis com o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Outra reivindicação é a retirada da Polícia Militar dos campi da USP.

A plenária aprovou ainda a participação dos setores nos atos contra o governo Bolsonaro marcados para o dia 24/7, além do encaminhamento de moções de apoio à luta da(o)s metroviária(o)s e em defesa das universidades federais.

As graves questões envolvendo saúde mental e permanência estudantil, que têm motivado diversas mobilizações na universidade, foram um dos temas da plenária, que deliberou cobrar políticas institucionais efetivas em relação a esses temas.

Os representantes dos três setores aprovaram o apoio, a assinatura e a divulgação dos seguintes documentos:

Ainda nesta quinta, às 19h, a Associação dos Pós-Graduandos da USP de São Carlos realiza o evento “Acolhimento Psicossocial: Como manter a saúde mental na pandemia?”, no endereço virtual http://fb.com/apguspsaocarlos.

Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.