Nota da Diretoria da Adusp

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) vem a público apresentar veemente repúdio aos atos de perseguição que a professora doutora Francirosy Campos Barbosa vem sofrendo no exercício de suas atividades como docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).
 
Desde 2021, iniciou-se um processo sistemático de perseguição à professora Francirosy em todas as atividades que ela realiza externamente ao câmpus da USP de Ribeirão Preto — tais como palestras, participação em eventos, atuação em redes sociais — com o evidente objetivo de silenciá-la, a partir de interpretações distorcidas de seu trabalho.
 
Esse tipo de ataque causa intenso sofrimento e abalo emocional, compromete gravemente o trabalho realizado pela docente e, consequentemente, afeta de maneira reflexa a própria universidade.
 
O perpetrador dessas perseguições atua com método, perversamente, buscando os eventos em que a docente se apresenta e enviando mensagens no intuito de impedir sua fala. Isso implica não apenas uma tentativa de silenciamento, mas também de difamação, já que pessoas que desconhecem o trabalho da professora Francirosy ficam desconfiadas do conteúdo de suas palestras.
 
Tais ataques comprometem a divulgação do conhecimento gerado no âmbito da USP, atingindo a todas e todos docentes de maneira reflexa, e comprometendo um dos princípios da atividade docente: a liberdade de expressão e manifestação. É inaceitável que uma pesquisadora seja perseguida por expressar seu ponto de vista construído com base em anos de pesquisa na sua área de atuação.
 
Assim, a Diretoria da Adusp manifesta seu total apoio à professora Francirosy e exorta a USP a prestar-lhe solidariedade e fornecer-lhe suporte institucional para prevenir e combater possíveis hostilidades em eventos futuros.
 
Diretoria da Adusp
16 de maio de 2022
 
Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.