O agravamento da conjuntura política, causado por novas e contundentes denúncias à CPI da Covid-19 em andamento no Senado, indicando corrupção em escala bilionária na aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde e deliberada omissão do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL, sem partido) mesmo após ser pessoalmente alertado a respeito, em paralelo aos indícios de uma “terceira onda” da pandemia em território nacional, levaram os organizadores da campanha pelo impeachment a antecipar a realização da próxima rodada de protestos, a princípio prevista para ocorrer apenas em 24/7.

Reunida em 26/6, a Campanha #ForaBolsonaro, espaço de articulação de unidade que conta com mais de 100 entidades, movimentos, partidos, frentes, coalizões, “discutiu novos fatores que demonstram que Bolsonaro é um empecilho no enfrentamento à pandemia e também o escândalo de corrupção no caso Covaxin que envolve diretamente o presidente”, e decidiu aprovar um novo calendário de mobilizações:

  • 30/6, entrega do “Superpedido de Impeachment” de Bolsonaro e ato em Brasília
  • 1º/7,  Plenária Nacional de Lutas Populares, às 18h, para organizar os atos nacionais
  • 3/7, realização de atos em todo o Brasil

A agenda ultraliberal do governo Bolsonaro-Mourão e sua faceta necropolítica não se refletem apenas na conduta criminosa frente à pandemia, mas também na destruição de direitos sociais e trabalhistas, na devastação ambiental e no desmonte das instituições públicas de ensino e pesquisa e das agências de fomento. Alvo permanente de ataques políticos do governo, as universidades federais sofreram enorme corte de verbas em 2021 e correm o risco de encerrar atividades. O CNPq conta com o menor orçamento de sua história. Sobram razões, portanto, para que a comunidade científica se mobilize pelo impeachment.

Na capital paulista o epicentro da manifestação será o MASP, às 15 horas. O ponto de encontro do “Bloco da USP” será, como sempre, a Praça do Ciclista, no início da Avenida Paulista, a partir das 14 horas. Participe!

Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.