Reunido em 9/11, o Fórum de Professores da USP (antigo Fórum da FAU) discutiu o processo de progressão da carreira docente, “desencadeado pelo Edital publicado em 20/5 do corrente ano e alterado, para adequar seu cronograma à legislação federal [LC 173/2020], em 8/6”.

De acordo com nota emitida em 9/11, tendo tomado conhecimento de “manifestações de vários departamentos e unidades acadêmicas a respeito”, os presentes decidiram “externar suas preocupações quanto ao risco de o referido processo causar danos às relações institucionais e ao bom convívio entre os (as) docentes”.

Tais manifestações, assinala o Fórum de Professores da USP, indicam equívocos no processo, tais como “a grande proximidade dos prazos em que este deve se concluir (final de 2021/início de 2022) com os da avaliação acadêmica e institucional (final de 2022), prevista pela Resolução USP 7.272” e a “absoluta desinformação em que se encontra a comunidade no que se refere ao montante de recursos disponível para a progressão horizontal”.

Além disso, acrescenta o documento, à “possibilidade de uma forte competição por recursos, que serão provavelmente escassos, entre as diversas áreas e unidades acadêmicas, soma-se a competição entre os próprios docentes pelas vagas de progressão”. Em resumo: “Se a isso juntarmos a demanda reprimida na Universidade no que concerne à questão salarial, prenuncia-se um cenário perturbador de frustração de expectativas”.

Assim, conclui a nota, faz-se necessária a revisão do Edital: “Os presentes esperam, portanto, que os gestores da Universidade corrijam a tempo os equívocos apontados, nos termos da própria Resolução 7.272, que prevê a unificação dos processos de avaliação e reconhece que os perfis da carreira docente, incorporados aos projetos acadêmicos das unidades e departamentos, são suficientes para definir se um(a) colega faz jus à progressão almejada”.

 

Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.