Alvos do PAD instaurado em abril, Edson Fedelino e Lurdinha Farias são diretores regionais do SindSaúde. A perseguição aos sindicalistas foi revelada pelo Sintusp, que oficiou à Superintendência do HC pedindo o cancelamento do processo

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) enviou no último dia 20/5 um ofício à Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HC-FMRP) no qual requer o cancelamento imediato do processo administrativo aberto em abril contra os servidores Edson Fedelino e Lurdinha Farias.

Fedelino e Lurdinha, diretores regionais do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP), foram transformados em alvo de sindicância e processo administrativo após cobrarem o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários aos servidores do HC de Ribeirão Preto para prevenção contra a Covid-19.

Como ressalta o ofício do Sintusp, os trabalhadores “vivenciam um grave momento da nossa história, submetidos a condições de trabalho estressantes, muitas vezes sem as condições ideais e, mesmo sob enorme pressão, cumprindo o seu indispensável papel social”. É preciso, portanto, que “tenham proteção e condições físicas e mentais” para exercer suas funções.

Em meados de abril, após o recebimento de denúncias quanto à falta de EPIs para todos os trabalhadores, os diretores do SindSaúde fizeram uma panfletagem nos corredores da Unidade de Emergência do hospital e conversaram com alguns servidores individualmente, evitando aglomerações. Fedelino, que trabalha no hospital há vinte anos, também deu uma entrevista à EPTV, afiliada local da Rede Globo, cobrando a entrega dos equipamentos e a realização de testes rápidos em todos os funcionários.

A seguir, o superintendente do HC, professor Benedito Carlos Maciel, docente da FMRP, procurou a imprensa para contestar as declarações dos diretores sindicais e, no dia 23/4, instaurou processo administrativo contra eles, além de ter aberto também um processo civil contra o SindSaúde-SP.

“Para não dizer que estávamos mentindo, todas as medidas relativas à entrega de EPIs e outros procedimentos para evitar aglomerações, por exemplo, foram tomadas depois das nossas ações e das entrevistas”, relatou Edson Fedelino ao Informativo Adusp. “Os EPIs agora existem, mas nem em todos os locais são os mais adequados. Há alguns dias o material foi recolhido em alguns andares porque era inadequado e foi trocado. Ou seja: estávamos corretos nas nossas denúncias.”

O servidor diz compreender que a Covid-19 é uma doença nova e que os EPIs necessários são diferentes daqueles utilizados anteriormente. “Mas o que estávamos cobrando é que as coisas fossem regularizadas”, defende.

“Não há diálogo com a direção do hospital”, diz servidor

Fedelino e Lurdinha ainda não foram ouvidos na sindicância aberta pela superintendência. O servidor considera “um absurdo” sofrer um processo administrativo por exercer sua atividade sindical. “Sou representante sindical em outros hospitais do Estado em Ribeirão Preto. Se vou a um deles e faço alguma atuação enquanto diretor do sindicato, não posso ser processado administrativamente. Se for o caso, o processo é aberto contra o sindicato”, afirma.

Na avaliação de Fedelino, a representação do SindSaúde e a Superintendência do HC poderiam conversar para resolver os problemas. “Mas não há diálogo com a administração do hospital, que é muito autoritária”, diz.

O servidor lembra ainda que o HC-FMRP é o único da cidade em condições de receber os pacientes mais graves da Covid-19. No momento, o espaço destinado a esses pacientes está com 40% de ocupação. “Por enquanto, estamos bem e a situação ainda está controlada, mas temos que estar realmente preparados para quando chegar o pico alto, o que ainda não aconteceu aqui em Ribeirão Preto”, considera.

O Informativo Adusp solicitou à Assessoria de Comunicação do HC de Ribeirão Preto uma manifestação da Superintendência do hospital sobre a motivação do processo administrativo e sobre o ofício enviado pelo Sintusp. "O HCFMRP-USP não se manifestará de forma específica sobre os fatos relacionados ao processo administrativo mencionado, para evitar maior exposição dos servidores envolvidos", respondeu a Superintendência, em "nota de esclarecimento" encaminhada nesta quarta-feira (27/5).
 
"O hospital, como instituição pública, não faz nenhum tipo de pré-julgamento, ao contrário, todos os fatos reportados são apurados em processo no qual se assegura o pleno exercício do direito de defesa. A abertura de um procedimento não representa a atribuição prévia de culpa, ao contrário, significa que no curso da instrução deverá se formar a convicção sobre a existência ou não de infração administrativa", prossegue a nota.
 
"Independentemente do caso relatado, o hospital não cerceia, tampouco pune servidores que expressem suas opiniões ou mesmo exerçam as atividades sindicais. Entretanto, a instituição tem o dever de apurar quando, eventualmente, o exercício do direito de manifestação ultrapassa a fronteira da verdade e quando o exercício da atividade, sindical ou não, se dá em detrimento do funcionamento da entidade ou colocando em risco servidores", finaliza.
 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!