Em novembro de 2019, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) decidiu solicitar sua inclusão no Conselho Deliberativo (CD) do Hospital Universitário da USP (HU). O pedido foi encaminhado ao presidente do colegiado, professor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, da Faculdade de Medicina (FM), por meio de ofício assinado pela professora Mônica Sanches Yassuda, então diretora da EACH, e pelo professor Ricardo Ricci Uvinha, então  vice-diretor.

A diretora da EACH chegou a participar de reunião do CD que, após examinar o pedido, decidiu rejeitá-lo. O assunto não chegou a ser retomado, provavelmente porque nos meses seguintes a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, passando a tomar espaço crescente no cotidiano e nas preocupações das direções de hospitais. No presente momento, no entanto, o GT-HU, grupo de trabalho formado por entidades representativas (Adusp, Sintusp, Simesp, Coletivo Butantã na Luta), está encaminhando um projeto de reforma do Regimento do hospital que contempla alterações na composição do CD, e é mais que provável que venha a acatar o pedido da EACH.

De acordo com o atual Regimento do HU, aprovado na gestão J.G. Rodas-Hélio Nogueira, fazem parte do CD o(a)s diretore(a)s das faculdades de Medicina (FM), de Saúde Pública (FSP), de Odontologia (FO), de Ciências Farmacêuticas (FCF), da Escola de Enfermagem (EE) e do Instituto de Psicologia (IP), unidades tradicionais do setor de saúde sediadas na capital paulista. O HU é local de realização de estágios e pesquisas de estudantes dos cursos vinculados a essas unidades e também dos cursos pertencentes à EACH.

Embora a EACH, criada em 2005, contasse desde o início com os cursos de Obstetrícia e Gerontologia, e a versão atual do Regimento do HU tenha sido finalizada em 2012, por algum motivo a unidade foi deixada de fora da composição do CD. Situação que o ofício da direção da EACH tentou superar, ao apresentar as atividades que, ao longo de quinze anos, vem sendo desenvolvidas pela unidade no campo da saúde, geradas por três bacharelados — além de Obstetrícia e Gerontologia, o de Educação Física e Saúde — e por dois programas de pós-graduação: o de Gerontologia e o de Ciências da Atividade Física.

O documento elenca diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes e estudantes da EACH no HU. Aluno(a)s da escola prestaram estágios curriculares das graduações de Gerontologia e Obstetrícia, e o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET) envolveu seis alunos dos três bacharelados. Quinze projetos de pesquisa do curso de Gerontologia foram realizados no hospital. A professora Carla Taddei de Castro Neves, do curso de Obstetrícia, coordena o Laboratório de Microbiologia Molecular do HU. As professoras Beatriz Gutierrez e Rosa Chubaci, do curso de Gerontologia, atuam no programa “Envelhecimento Ativo”, conduzindo atividades como as Práticas de Dança Sênior e a Oficina de Estimulação da Memória.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!