O processo disciplinar da USP contra o ex-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), José Jorge Boueri Filho, encerrou-se em maio, sem que a Reitoria tenha divulgado as conclusões da comissão processante. No entanto, em 3/6 o jornal O Estado de S. Paulo, em reportagem assinada por Paulo Saldaña, noti­ciou a punição proposta: “Ex-di­re­tor da USP Leste é suspenso por 30 dias por descarte de terras poluídas”.

Boueri Filho está fortemente implicado no gravíssimo crime ambiental praticado em 2010 e 2011 na EACH: o depósito sem qualquer trâmite oficial de 109 mil m³ (mais de seis mil caminhões) de terras contaminadas por todo o campus da USP Leste, confira aqui: http://bit.ly/1Bby0PK, aqui: http://bit.ly/1Sbg2RE e aqui: http://bit.ly/1Fdi4rd. A improbidade administrativa do então diretor da unidade está sendo apura­da em inquérito civil do Minis­té­rio Público Estadual.

O Informativo Adusp pediu à assessoria de imprensa da Reitoria mais informações sobre o caso. “O processo ainda passará pela análise jurídica da Procuradoria Geral para sua conclusão. Não temos acesso e nem podemos fazer a divulgação do processo”, respondeu a assessoria de imprensa. A Adusp também solicitou cópia do inteiro teor do processo à Reitoria, sem resposta até o fechamento desta edição.

“Caso se confirme a suspensão do ex-diretor por 30 dias, que seria uma punição totalmente desproporcional à gravidade do crime cometido, a USP ficará inteiramente desmoralizada. O depósito ilegal de terras na EACH, cuja responsabilidade do diretor, por ação ou omissão, está mais do que documentada, provocou expressivos prejuízos materiais e acadêmicos, sem esquecer dos potenciais danos à saúde de quem trabalha e estuda naquela unidade”, comenta o professor Ciro Correia, presidente da Adusp.

“Por absurdo”, continua Ciro, “se no caso de estudantes que falaram alto na reunião do Co de 7/4 a Reitoria propõe suspensão, para funcionários em exercício de mandato sindical que ocupam uma sessão do Co a Reitoria propõe demissão, qual seria a punição para um diretor de unidade envolvido na contaminação de todo um campus? Tudo isso é um grande acinte!”, protesta.

Informativo nº 401

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!