A incorporação das faculdades isoladas do Estado de São Paulo às universidades estaduais paulistas será discutida na próxima reunião do Conselho Universitário da USP (CO).

Em assembléia histórica (a primeira da comunidade universitária) cerca de 150 docentes, funcionários e representantes do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) estiveram reunidos no dia 16/3 às 16 hs, no anfiteatro da faculdade, para discutir a sua incorporação à USP.

A proposta aprovada pela COP e CLR, que deverá ser encaminhada para apreciação e votação no CO no dia 21/3, prevê a incorporação do orçamento e dos bens materiais da Faculdade. Os docentes e funcionários permaneceriam em cargos em extinção, ligados à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os orgãos da Reitoria propõem ainda a exclusão do Colégio Técnico de Lorena (Cotel), que foi criado após a estadualização da Faenquil e está incorporado à Faculdade, e a extinção do Departamento Básico, que engloba docentes que ministram disciplinas básicas e de formação geral.

Docentes e funcionários da Faenquil votaram por unanimidade as seguintes propostas:

  • Encampação total da Faenquil, sem a realização de concursos públicos.
  • Manutenção da vinculação do Cotel à USP.
  • Manutenção do Departamento Básico.

Os docentes e funcionários votaram pela formação de uma caravana para manifestar suas posições com relação à incorporação na reunião do CO.

Matéria publicada no Informativo nº 209/p>

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!