Nos próximos dias 16 e 17 de maio realiza-se eleição para a diretoria do Andes-Sindicato Nacional, biênio 2006-2008. A defesa da Universidade Pública e de interesses comuns dos professores universitários levou à criação, em 1981, da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). Em 1988, com a nova Constituição, a Andes transformou-se em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), do qual a Adusp é seção sindical.

Desde sua criação, a Andes tem tido atuação importante na luta por uma universidade pública, gratuita e democrática e na defesa das condições de vida e trabalho dos docentes. A intervenção da Andes em questões de interesse geral da sociedade também tem sido significativa. Apenas para citar alguns exemplos, podemos mencionar sua participação na elaboração da Constituição Federal, sua contribuição para o Plano Nacional de Educação, seu engajamento na luta contra as recentes modificações na Previdência.

A ameaça à Universidade Pública vem, progressivamente, se intensificando em todo o país. A instalação de fundações privadas, a cobrança de cursos em instituições públicas, a deterioração das condições de trabalho, o rebaixamento de salários são questões de dimensão nacional. Apenas com um sindicato forte, organizado pela base e democrático, conseguiremos travar a luta maior por uma universidade socialmente responsável e geradora de conhecimento que beneficie todos os cidadãos. E você pode contribuir para isso. Não deixe de votar nos dias 16 e 17 de maio! Haverá urna em sua unidade.

 

Matéria publicada no Informativo nº 212

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!