
26

Janeiro 2008 Revista Adusp

As concessões  
de radiodifusão  
como moeda de 

barganha política
Venício A. de Lima

Pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília

Daniel Garcia

Manifestação por mais transparência nas concessões (São Paulo, 5/10/07)



27

Janeiro 2008Revista Adusp

O coronelismo eletrô-
nico é uma prática 
antidemocrática com 
profundas raízes his-
tóricas na política 
brasileira que per-

passa diferentes governos e partidos 
políticos. Através dela se reforçam 
os vínculos históricos que sempre 
existiram entre as emissoras de rá-
dio e televisão e as oligarquias polí-
ticas locais e regionais, e aumentam 
as possibilidades de que um núme-
ro cada vez maior de concessioná-
rios de radiodifusão e/ou seus re-
presentantes diretos se elejam para 
cargos políticos, especialmente co-
mo deputados e/ou senadores. O 
Congresso Nacional, como se sabe, 
é a última instância de poder on-
de são outorgadas e renovadas as 
concessões desse serviço público e, 
mais que isso, aprovadas as leis que 
regem o setor. Por isso mesmo, a 
continuidade do coronelismo eletrô-
nico se constitui num dos principais 
obstáculos à efetiva democratização 

das comunicações no país.
O que se pretende nesse texto 

é identificar e descrever duas das 
“brechas” que possibilitam ao po-
der concedente — o Poder Executi-
vo e o Legislativo — utilizar a con-
cessão de emissoras de radiodifusão 
e a transformação de retransmisso-
ras em geradoras como moedas de 
barganha política.

A utilização das concessões de 
radiodifusão como moeda de bar-
ganha política é uma prática que, a 
exemplo de seu referente histórico 
— o coronelismo1 — exige o com-
promisso da participação recíproca 
tanto do poder concedente como 
do concessionário que recebe a ou-
torga e explora o serviço público. 

O coronelismo eletrônico é um 
fenômeno do Brasil urbano da se-
gunda metade do século XX, que 
resulta, dentre outras razões, da op-
ção que a União fez, ainda na déca-
da de 30, pelo modelo de outorga, 
a empresas privadas, da exploração 
dos serviços públicos de rádio e te-

levisão (trusteeship model). Resulta 
também das profundas alterações 
que ocorreram na política brasileira 
com a progressiva centralidade da 
mídia iniciada durante os anos de 
regime militar (1964-1985). 

Emissoras de rádio e TV, 

mantidas em boa parte pela 

publicidade oficial  

e articuladas com as redes 

nacionais dominantes,  

dão origem a um tipo de 

poder agora não mais 

coercitivo, mas criador  

de consensos políticos

Emissoras de rádio e televisão, 
mantidas em boa parte pela publi-
cidade oficial e articuladas com as 
redes nacionais dominantes, dão 

O coronelismo eletrônico — a utilização das concessões de 
radiodifusão como moeda de barganha política — é uma 

prática que exige o compromisso da participação recíproca 
tanto do poder concedente como do concessionário que recebe 
a outorga e explora o serviço público. É um fenômeno do Brasil 

urbano da segunda metade do século XX, que resulta, dentre 
outras razões, da opção que a União fez, ainda na década de 30, 
pelo modelo de outorga, a empresas privadas, da exploração dos 

serviços públicos de rádio e TV (trusteeship model)



28

Janeiro 2008 Revista Adusp

origem a um tipo de poder agora 
não mais coercitivo, mas criador 
de consensos políticos. São esses 
consensos que facilitam (mas não 
garantem) a eleição (e a reelei-
ção) de representantes — em ní-
vel federal, deputados e senadores 
— que, por sua vez, permite circu-
larmente a permanência do coro-
nelismo como sistema. 

Ao controlar as concessões, o 
novo coronel promove a si mesmo e 
aos seus aliados, hostiliza e cerceia 
a expressão dos adversários políti-
cos e é fator importante na constru-
ção da opinião pública, cujo apoio é 
disputado tanto no plano estadual 
como no federal. 

No coronelismo eletrônico, por-
tanto, a moeda de troca continua 
sendo o voto, como no velho coro-
nelismo. Só que não mais com base 
na posse da terra, mas no controle 
da informação, vale dizer, na capa-
cidade de influir na formação da 
opinião pública. 

A recompensa da União aos co-
ronéis eletrônicos é de certa forma 
antecipada pela outorga e, depois, 
pela renovação das concessões do 
serviço de radiodifusão, que con-
fere a eles poder na disputa dos 
recursos para os serviços públicos 
municipais, estaduais e federais.

Por tudo isso, a continuidade da 
prática depende não só da existên-
cia de “brechas” legais que possi-
bilitem o uso das concessões, mas 
também da exploração delas por 
políticos no exercício de mandato 
eletivo. Trata-se, portanto, de uma 
prática política de face dupla.

Poder concedente. Do ponto de 
vista do poder concedente, a Cons-
tituição de 1988 exigiu a realização 

de licitação para a concessão de 
serviços públicos. Diz o artigo 175: 

“Incumbe ao Poder Público, na 
forma da lei, diretamente ou sob regi-
me de concessão ou permissão, sem-
pre através de licitação, a prestação 
de serviços públicos.”

Regu lamentada  pe la  L e i 
8.666/1993, a norma do artigo 175 foi 
estendida ao serviço público de ra-
diodifusão pelo Decreto 1720/95 que 
alterou o Regulamento dos Serviços 
de Radiodifusão (Decreto 52.795 de 
31/10/1963). A partir de então, as ou-
torgas de radiodifusão só poderiam 
ser feitas por meio de licitação. 

Além disso, a Constituição de 
1988 também determina no § 1º 
do seu artigo 223 que os atos de 
outorga e renovação de concessões 
de radiodifusão deverão ser apre-
ciados pelo Congresso Nacional. O 
Poder Executivo passou, portanto, 
a compartilhar o seu poder de ou-
torga com o Congresso Nacional. 
Mesmo assim, ele continua a utili-
zar as concessões de radiodifusão 
— comercial, educativa e comuni-
tária — como moeda de barganha 
política. Alguns exemplos relativos 
à radiodifusão educativa serão mos-
trados a seguir.

Concessionários. Já do ponto 
de vista dos concessionários que 
exploram o serviço de radiodifusão, 
o Código Brasileiro de Telecomu-
nicações (CBT, Lei nº. 4117/62), 
que completa 45 anos em agosto de 
2007, determina que quem estiver 
em gozo de imunidade parlamen-
tar não pode exercer a função de 
diretor ou gerente de empresa con-
cessionária de rádio ou televisão (§ 
único do Artigo 38). Esta norma 
foi confirmada pelo Regulamento 

dos Serviços de Radiodifusão que 
exige, como um dos documentos 
necessários para habilitação ao pro-
cedimento licitatório, declaração de 
que os dirigentes da entidade “não 
estão no exercício de mandato ele-
tivo” [n. 2, alínea d), § 5º do artigo 
15 do Decreto 52.795/63].

A Constituição de 1988 também 
proibiu que deputados e senadores 
mantivessem contrato ou exerces-
sem cargos, função ou emprego re-
munerado em empresas concessio-
nárias de serviço público (letras a. e 
b. do item I do Artigo 54).

Mesmo assim, há registros da 
utilização de emissoras de rádio e 
televisão por políticos “no exercício 
de mandato eletivo” em seu benefí-
cio pessoal e interesse privado, pelo 
menos desde o início da década de 
80 do século passado2. Além disso, 
pesquisas mais recentes revelam 
que deputados federais concessio-
nários de radiodifusão chegam até 
mesmo a votar a favor da renova-
ção das suas próprias concessões na 
Câmara dos Deputados3. 

“Brechas” legais. Registre-se 
que, apesar de o Executivo e o Le-
gislativo compartilharem o poder 
de concessão, desde a Constituição 
de 1988, o Executivo continua,  na 
prática, a ter maior controle so-
bre as concessões, até porque é 
no Ministério das Comunicações 
(MiniCom) que se inicia o longo 
processo burocrático que pode de-
terminar, em si mesmo, quem e 
quando receberá ou não receberá 
uma concessão4. 

Quais as “brechas” legais que 
possibilitam a continuidade da prá-
tica política do “coronelismo eletrô-
nico” no Brasil do século XXI?



29

Janeiro 2008Revista Adusp

“Brecha” número 1: 

 As outorgas de radiodifusão 

educativa são dispensadas  

de licitação5

Quando o presidente Fernando 
Henrique Cardoso assinou o Decre-
to 1720, em novembro de 1995, mui-
tos acreditavam que a utilização das 
concessões de radiodifusão como 
moeda de barganha política havia 
chegado ao fim no Brasil. O Decreto 
recebeu aprovação calorosa tanto 
de setores comprometidos com a 
democratização das comunicações 
como de parte da grande mídia. 

A revista Veja, por exemplo, 
quando o MiniCom anunciou a 
abertura das primeiras licitações já 
dentro dos novos critérios, publicou 
nota sob o título “Fim de um ciclo”, 
na qual se lia: 

“ao anunciar (...) que abrirá lici-
tações para 610 novas emissoras de 
rádio e televisão e definir as normas 
para a TV por assinatura, o Ministé-
rio das Comunicações encerrou um 
ciclo histórico de manipulação polí-
tica dessa área. (...) Com isso, o Mi-
niCom (...) abre mão de uma moeda 
de barganha que no passado resultou 
na entrega para políticos de pelo me-
nos 27% das emissoras de televisão 
e 40% das rádios do país” (Edição 
1462 de 18/9/96, p.39).

Aparentemente passou desperce-
bido à época que o Decreto 1720/95, 
embora importante, incidia somen-
te sobre as emissoras de radiodifu-
são comercial6 que, aliás, vinham 
de uma avalanche de concessões ao 

final do governo do general Figuei-
redo e ao longo do governo de José 
Sarney, que se tornou exemplo his-
tórico de “coronelismo eletrônico”7. 

O mais importante, todavia, é 
que, ao contrário do que se acre-
ditava, uma “brecha” legal perma-
neceu discretamente aberta para 
a continuidade do uso, pelo Poder 
Executivo, das concessões de rádio 
e televisão como moeda de barga-
nha política, só que agora priorita-
riamente para as rádios e televisões 
educativas. 

O precedente, na verdade, se 
inicia ainda em 1967 quando foi 
assinado o primeiro texto legal que 
positiva uma diferença entre radio-
difusão e radiodifusão educativa. 

O artigo 34 do Código Brasileiro 
de Telecomunicações determina que:

“As novas concessões ou autori-
zações para o serviço de radiodifu-
são serão precedidas de edital, pu-
blicado com 60 (sessenta) dias de 
antecedência (...).”

No entanto, o § 2º do artigo 14 
do Decreto-lei 236/1967 estabelece 
que o artigo do CBT não se aplica 
às TVs educativas. Diz ele: 

“A outorga de canais para a te-
levisão educativa não dependerá da 
publicação do edital previsto do arti-
go 34 do Código Brasileiro de Teleco-
municações.”

Essa norma do Decreto Lei 
236/767, por incrível que pareça, 
“sobreviveu”, inclusive, à exigência 
de licitação estabelecida pelo ar-
tigo 175 da Constituição de 1988, 
acima referido.

A exceção para as TVs educa-
tivas foi confirmada pelo § 2º do 
inciso XV do Artigo 13 do Decreto 
1720/1995. Diz ele:

Artigo 13. O edital será elabora-
do pelo Ministério das Comunica-
ções, observados, no que e quando 
couber, dentre outros, os seguintes 
elementos e requisitos necessários 
à formulação das propostas para a 
exploração do serviço:

(...)
XV – nos casos de concessão, mi-

nuta do respectivo contrato, conten-
do suas cláusulas essenciais.

(...)
2º Não dependerá de edital a ou-

torga para execução de serviço de 
radiodifusão por pessoas jurídicas 
de direito público interno e por enti-
dades da administração indireta ins-
tituídas pelos Governos Estaduais e 
Municipais, nem a outorga para a 
execução do serviço com fins exclusi-
vamente educativos.

Reportagens publicadas pela 

Folha de S. Paulo em 2002 

e 2006 mostraram que as 

“brechas” legais permitiram 

aos governos FHC e Lula 

dar continuidade à prática 

do coronelismo eletrônico 

distribuindo concessões de 

TVs educativas a políticos 

Cerca de um ano depois — tam-
bém, aparentemente, despercebido 
— o Decreto 2108 de 24/12/1996 
promove nova alteração no Regu-
lamento dos Serviços de Radiodifu-
são que consagra o mesmo procedi-



30

Janeiro 2008 Revista Adusp

mento. Está lá no § 1º do inciso XV 
do Artigo 13:

Artigo 13. O edital será elaborado 
pelo Ministério das Comunicações, 
observados, dentre outros, os seguin-
tes elementos e requisitos necessários 
à formulação das propostas para a 
execução do serviço:

(...)
XV – nos casos de concessão, mi-

nuta do respectivo contrato, conten-
do suas cláusulas essenciais.

(...)
1º É dispensável a licitação para 

a outorga para a execução de serviço 
de radiodifusão com fins exclusiva-
mente educativos.

Seis anos depois, em agosto de 
2002, uma seqüência de reportagens 
investigativas publicadas pela Folha 
de S. Paulo mostrava detalhadamen-
te como essa brecha havia possibili-
tado ao governo de Fernando Henri-
que Cardoso, sobretudo quando era 
ministro das Comunicações o ex-de-
putado Pimenta da Veiga, dar con-
tinuidade à prática do coronelismo 
eletrônico distribuindo concessões de 
TVs educativas a políticos aliados8. 
Na matéria inicial está escrito:

Em sete anos e meio de gover-
no, além das 539 emissoras comer-
ciais vendidas por licitação, FHC 
autorizou 357 concessões educativas 
sem licitação. (...) A distribuição foi 
concentrada nos três anos em que o 
deputado federal Pimenta da Veiga 
(PSDB-MG), coordenador da cam-
panha de José Serra, esteve à frente 
do Ministério das Comunicações. Ele 
ocupou o cargo de janeiro de 1999 a 
abril de 2002, quando, segundo seus 
próprios cálculos, autorizou perto de 
cem TVs educativas. Pelo menos 23 
foram para políticos. A maioria dos 

casos detectados pe-
la Folha é em Minas 
Gerais, base eleitoral 
de Pimenta da Veiga, 
mas há em São Paulo, 
Rio de Janeiro, Espíri-
to Santo, Bahia, Per-
nambuco, Alagoas, 
Maranhão, Roraima e 
Mato Grosso do Sul.

Da mesma forma, 
em junho de 2006, 
novamente a Folha de 
S. Paulo publicou ma-
téria mostrando que 
também o Governo 
Lula outorgou TVs 
e rádios educativas a 
políticos de diversos 
partidos9. A reporta-
gem informa que: 

O governo Lula reproduziu uma 
prática dos que o antecederam e 
distribuiu pelo menos sete conces-
sões de TV e 27 rádios educativas 
a fundações ligadas a políticos. (...) 
Entre políticos contemplados estão 
os senadores Magno Malta (PL-ES) 
e Leonel Pavan (PSDB-SC). A lista 
inclui ainda os deputados federais 
João Caldas (PL-AL), Wladimir 
Costa (PMDB-PA) e Silas Câma-
ra (PTB-AM), além de deputados 
estaduais, ex-deputados, prefeitos e 
ex-prefeitos. Em três anos e meio de 
governo, Lula aprovou 110 emisso-
ras educativas, sendo 29 televisões 
e 81 rádios. Levando em conta so-
mente as concessões a políticos, sig-
nifica que ao menos uma em cada 
três rádios foi parar, diretamente ou 
indiretamente, nas mãos deles.

Como se vê pelos exemplos lista-
dos, a dispensa de licitações e o fato 
de poderem ser outorgadas através de 

critérios estabelecidos internamente 
pelo Ministério das Comunicações 
têm possibilitado que as emissoras de 
rádio e televisão educativas continuem 
sendo utilizadas, por governos de dife-
rentes matizes político-partidários, co-
mo moeda de barganha política.

Há, todavia, um fato novo. Chegou 
recentemente ao conhecimento públi-
co a decisão do juiz Jesus Crisóstomo 
de Almeida, da 2ª Vara Federal de 
Goiás, tomada em abril de 2006, que 
pode pôr fim a essa “brecha” legal10. 
Na decisão, provocada por ação do 
Ministério Público Federal, iniciada 
em 2003 e ampliada em 2005, o juiz 
considerou inconstitucional o Decre-
to-lei 236/1967 que, como vimos, serve 
de base à não-exigência de licitação 
pública para as concessões de TVs 
educativas. Dessa forma, o Poder Exe-
cutivo ficou proibido de conceder no-
vas outorgas ou renovações de conces-
sões sem processo licitatório. A União 

Maringoni



31

Janeiro 2008Revista Adusp

recorreu ao Tribunal Regional Federal 
de Brasília e conseguiu suspender o 
efeito da sentença até que o recurso 
seja julgado11. 

“Brecha” número 2: 

As retransmissoras mistas 

podem ser transformadas  

em geradoras educativas

Outra “brecha” legal que possi-
bilitou a continuidade da utilização 
das concessões de radiodifusão co-
mo moeda de barganha política foi 
a criação das Retransmissoras de 
TV (RTV) em Caráter Misto.

Com o objetivo de disciplinar 
situação anterior provocada pe-
lo Decreto 96.291 de 11/7/1988, foi 
baixada, em 1991, a Portaria Inter-
ministerial nº 236, elaborada pelo, 
então, Ministério da Infra-Estrutu-
ra (o Ministério das Comunicações 
havia sido extinto e suas atribuições 
absorvidas pelo Minfra). Essa Porta-
ria criou as RTVs em Caráter Misto. 
Esse serviço podia ser explorado por 
entidades com fins “exclusivamente 
educativos” e permitia às RTVs a 
possibilidade de inserir programação 
própria, de acordo com percentuais 
estabelecidos pela mesma Portaria. 

A RTV mista existiu até 1998, 
quando o Decreto 2.593 de 15/5/98 
instituiu o Regulamento dos Serviços 
de Retransmissão e Repetição de Te-
levisão, que extinguiu o serviço. Abriu-
se, todavia, a possibilidade da transfor-
mação das retransmissoras mistas já 
existentes em geradoras educativas, sem 
licitação e de acordo com avaliação do 

próprio MiniCom, como se vê no § 2º 
do Artigo 39, transcrito abaixo: 

Art. 39. As entidades que atual-
mente executam o Serviço de RTV 
com inserções publicitárias ou de pro-
gramação, interessadas em sua con-
tinuidade, deverão solicitar ao Mi-
nistério das Comunicações a referên-
cia dos canais que utilizam do Plano 
Básico de Distribuição de Canais de 
Retransmissão de Televisão para o 
correspondente Plano Básico de Dis-
tribuição de Canais de Televisão. 

(...)
§ 2º Efetivada a transferência de 

canais de retransmissão de sinais pro-
venientes de estação geradora de televi-
são educativa, o Ministério das Comu-
nicações analisará as solicitações rece-
bidas para outorga de concessão para 
execução do Serviço de Radiodifusão 
de Sons e Imagens Educativa. 

Quase um ano depois, uma Porta-
ria conjunta do MEC e do MiniCom 
(Portaria Interministerial nº 651 de 
15/4/99) definiu o que se entendia 
por “exclusivamente educativo”.

No seu Artigo 3º está escrito: 
A radiodifusão educativa desti-

na-se exclusivamente à divulgação 
de programação de caráter educa-
tivo-cultural e não tem finalidades 
lucrativas.

E no Artigo 1º define-se:
Por programas educativo-cultu-

rais entendem-se aqueles que, além de 
atuarem conjuntamente com os sis-
temas de ensino de qualquer nível ou 
modalidade, visem à educação básica 
e superior, à educação permanente e 
formação para o trabalho, além de 
abranger as atividades de divulgação 
educacional, cultural, pedagógica e 
de orientação profissional, sempre de 
acordo com os objetivos nacionais.

As geradoras educativas 

nunca seguiram a orientação 

do MEC. Até hoje existem 

inúmeras concessões de 

radiodifusão educativa 

controladas por diferentes 

igrejas — lideradas inclusive 

por políticos — que fazem 

proselitismo religioso 

Na verdade, essa definição se 
revelou apenas mais uma formali-
dade, porque as geradoras educati-
vas nunca seguiram sua orientação. 
Uma prova disso é que, até hoje, 
existem inúmeras concessões de 
radiodifusão educativa controladas 
por diferentes igrejas — lideradas 
inclusive por políticos — que fa-
zem proselitismo religioso perma-
nente12.

A possibilidade de transforma-
ção das retransmissoras mistas em 
geradoras educativas foi também 
referendada, dois anos depois, pe-
lo Decreto 3451 de 9/5/2000 nos 
parágrafos 2º e 3º do seu artigo 47, 
transcritos a seguir:

Art. 47. As entidades que atual-
mente executam o Serviço de RTV 
com inserções publicitárias ou de 
programação, interessadas em sua 
continuidade, deverão solicitar ao 
Ministério das Comunicações a 
transferência dos canais que utilizam 
do PBRTV para o correspondente 
Plano Básico de Distribuição de Ca-
nais de Televisão.



32

Janeiro 2008 Revista Adusp

(...)
§ 2º Efetivada a transferência de 

canais de retransmissão de sinais 
provenientes de estação geradora 
de televisão educativa, o Ministério 
das Comunicações analisará as so-
licitações recebidas para outorga de 
concessão para execução do Serviço 
de Radiodifusão de Sons e Imagens 
Educativa, com base na legislação 
aplicável aos serviços de radiodifu-
são educativa.

§ 3º Efetivada a transferência, as 
estações das entidades autorizadas 
a executar o Serviço de RTV nos ca-
nais transferidos poderão permane-
cer em funcionamento, nas mesmas 
condições em que foram autoriza-
das, até a instalação da estação ge-
radora do Serviço de Radiodifusão 
de Sons e Imagens.

A ass inatura  do Decreto 
3451/2000, pelo então presidente 
Fernando Henrique Cardoso, cha-
mou a atenção de alguns veículos 
de mídia impressa que, então, se 
deram conta da existência dessa 
“brecha” na legislação e investiga-
ram as autorizações de transforma-
ção de retransmissoras em gerado-
ras de televisão13. 

A Folha de S. Paulo, por exem-
plo, publicou em 10 de julho de 
2000 matéria sob o título “Governo 
deve criar 180 emissoras de TV”, na 
qual descrevia as possibilidades ofe-
recidas pelo decreto e citava o Se-
cretário Nacional de Radiodifusão 
informando que dos 300 pedidos 
de “transformação” existentes no 
MiniCom, 168 deveriam ser auto-
rizados, além dos 12 que já haviam 
sido assinados pelo Presidente da 
República e encaminhados ao Con-
gresso Nacional.

Estado natal de Pimenta da 

Veiga, Minas teve o maior 

número de RTVs mistas que 

se tornaram geradoras. Por 

quase sete anos o beneficiário 

de autorização para RTV 

mista pôde ser transformado 

em concessionário de TV 

educativa, sem licitação 

A reportagem mostrou que Mi-
nas Gerais era o Estado com maior 
número de RTVs mistas transfor-
madas em geradoras e que era tam-
bém o Estado natal do, então, mi-
nistro das Comunicações Pimenta 
da Veiga. Diz a matéria:

Os pedidos existentes no ministério 
revelam indícios de influência política, 
sobretudo em Minas Gerais, Estado do 
ministro Pimenta da Veiga (Comunica-
ções), que conta com o maior número 
das tais retransmissoras mistas.

É o caso da Fundação Educacio-
nal e Cultural João Soares Leal So-
brinho, que administra a Rádio e TV 
Imigrantes, em Teófilo Otoni (MG). 
A emissora é controlada por Luís Le-
al, ex-prefeito e deputado federal pelo 
PMDB. Ele já teve a concessão autori-
zada pelo Presidente da República.

Em Formiga (MG), reduto elei-
toral de Pimenta da Veiga, a con-
cessão (também já autorizada por 
FHC) foi para a Fundação Integra-
ção do Oeste de Minas. O presiden-
te é Mozart Arantes, vice-prefeito 
na última legislatura na chapa do 

atual prefeito, Eduardo Brás Al-
meida (PSDB).

Em Ubá, a TV educativa local é ad-
ministrada por uma fundação presidi-
da por Daniel Coelho, filho do deputa-
do federal Saulo Coelho (PSDB-MG), 
que até a semana passada ocupava o 
cargo de ouvidor da Anatel (Agência 
Nacional de Telecomunicações), órgão 
que fiscaliza as emissoras de TV.

A retransmissora educativa da ci-
dade de Divinópolis, também em Mi-
nas Gerais, está em nome da Funda-
ção Jaime Martins, criada pelo pai do 
deputado federal Jaime Martins Filho 
(PFL). Ele confirma que encaminhou 
a documentação com o pedido de 
concessão ao ministério, mas declara 
não possuir vínculo com a adminis-
tração da entidade.(...)

Em pelo menos duas cidades mi-
neiras, as retransmissoras são ligadas 
aos prefeitos: a de Três Corações e a 
de Lambari.

Um ano e meio mais tarde, a pos-
sibilidade de “transformação” conti-
nuou garantida pelos parágrafos 1º, 
3º e 4º do Artigo 47 do Decreto 3.965 
de 10/10/2001, transcritos abaixo:

Art. 47. As entidades que atualmente 
executam o Serviço de RTV com inser-
ções publicitárias ou de programação, 
interessadas em sua continuidade, deve-
rão encaminhar ao Ministério das Co-
municações solicitação de transferência 
dos canais que utilizam, do PBRTV 
para o PBTV.

§ 1º O Ministério das Comuni-
cações, entendendo procedente, en-
caminhará a solicitação de transfe-
rência para a Agência Nacional de 
Telecomunicações. 

(...)
§ 3º Efetivada a transferência dos 

canais para o PBTV na modalidade 



33

Janeiro 2008Revista Adusp

educativa, o Ministério das Comuni-
cações analisará as solicitações rece-
bidas para outorga de concessão para 
execução do Serviço de Radiodifusão 
de Sons e Imagens Educativa, com 
base na legislação aplicável aos servi-
ços de radiodifusão educativa.

§ 4º Efetivada a transferência 
dos canais, as estações das entidades 
autorizadas a executar o Serviço de 
RTV nos canais transferidos poderão 
permanecer em funcionamento, nas 
mesmas condições em que foram au-
torizadas, até a instalação da estação 
geradora do Serviço de Radiodifusão 
de Sons e Imagens.

Essa “brecha” na legislação só vai 
desaparecer com a edição do Decreto 
5.371, assinado pelo Presidente Lula 
em fevereiro de 2005, que deixa de 
mencionar a possibilidade de transfor-
mação das retransmissoras mistas já 

existentes em geradoras educativas. 
Durante um período de quase 

sete anos — de maio de 1998 até 
fevereiro de 2005 — o beneficiário 
de uma autorização para explorar 
uma RTV mista pôde, portanto, ser 
transformado em concessionário de 
televisão educativa, sem licitação e 
de acordo com critérios estabeleci-
dos pelo MiniCom. 

Observações finais. As duas 
“brechas” legais identificadas e des-
critas revelam como é possível ao 
Poder Executivo, em aliança com o 
Legislativo, a prática continuada do 
coronelismo eletrônico.

A realização de uma Conferência 
Nacional de Comunicação, plural e 
democrática, e a aprovação de uma 
Lei Geral de Comunicação Eletrô-
nica de Massa pelo Congresso Na-
cional, talvez se constituam na única 

oportunidade para as organizações 
da sociedade civil verem o avanço de 
suas reivindicações históricas para a 
democratização das comunicações 
no Brasil. Não só em relação a um 
marco regulatório que atualize a su-
perada legislação, mas também para 
se criarem mecanismos que impe-
çam definitivamente a utilização das 
concessões de radiodifusão como 
moeda de barganha política.

Referências bibliográficas
Cabral, Otávio e Lobato, Elvira (10/07/2000). “Governo deve criar 180 emissoras de TV” in 

Folha de S. Paulo in http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1007200011.htm
Fernandes, Bob (21/6/2000). “O Balcão Quentinho – O renascer de um símbolo num de-

creto de Fernando Henrique e Pimenta da Veiga: TVs e rádios como moedas no jogo 
político” in Carta Capital, Ano VI, n. 125, pp. 24-30.

Folha Online-Ilustrada; ”Governo federal dá canal de TV à Igreja Renascer” 31/1/2007, 
disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u68048.shtml

Jornal do Brasil, (7/12/1980). “No ar, a voz do dono”.
Leal, V. Nunes (1986). Coronelismo, Enxada e Voto; São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1986. 
Lima, Venício A. de (1987). “Comunicação na Constituinte: a defesa de velhos interesses” 

in Caderno CEAC/UnB, Ano I, nº. 1; pp.143-152. 
Lima, Venício A. de e Lopes, Cristiano A. (2007). “Rádios Comunitárias: Coronelismo 

Eletrônico de novo tipo” disponível em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.
br/download/Coronelismo_eletronico_de_novo_tipo.pdf

Lima, Venício A. de (2006). Mídia: crise política e poder no Brasil; São Paulo: Editora Fun-
dação Perseu Abramo.

Lobato, E. (18/6/2006). “Governo Lula distribui TVs e rádios educativas a políticos”, Folha 
de S. Paulo in http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79613.shtml

Lobato, E. (2005). Instinto Repórter; São Paulo: PubliFolha; pp. 228-261.
Lobato, E. (7/6/2007). “Justiça veta concessão de TV educativa sem licitação”, Folha de S. 

Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u302608.shtml
Lobato, E. e Godinho, F. (3/11/1999). “Coronelismo eletrônico sobrevive com conces-

sões – Boa parte das novas rádios e TVs continua sendo dada a grupos políticos” 
in Folha de S. Paulo, p. 1-11.

Motter, Paulino (1994). “O uso político das concessões das emissoras de rádio e televisão no 
governo Sarney” in Comunicação&política; Vol. I, nº. 1, agosto-novembro; pp. 89- 115.

Veja, “Fim de um ciclo”; Edição1462 de 18/9/96, p. 39.

Notas
1 Cf. Victor Nunes Leal, Coronelismo, Enxada e Voto, Editora Alfa-Ômega, 1986. Para 

o “coronelismo eletrônico de novo tipo” referido especificamente às autorizações de 
rádios comunitárias ver Venício A. de Lima e Cristiano Aguiar Lopes (2007), “Rádios 
Comunitárias: Coronelismo Eletrônico de novo tipo” disponível em http://observatorio.
ultimosegundo.ig.com.br/download/Coronelismo_eletronico_de_novo_tipo.pdf

2 Ver Jornal do Brasil, “No ar, a voz do dono”; 7/12/1980.
3 Cf. Venício A. de Lima, “Parlamentares e Radiodifusão: relações suspeitas” in idem, Mí-

dia: Crise Política e Poder no Brasil, Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

4 As autorizações de rádios comunitárias constituem um caso emblemático onde a trami-
tação burocrática é, muitas vezes, decisiva para o destino do próprio Processo. Cf. 
Lima e Lopes (2007).

5 Parte do argumento desenvolvido neste texto foi também utilizado em Lima e Lopes (2007).
6 A ineficácia do Decreto 1720/95 em evitar o controle de políticos sobre as concessões 

comerciais, no entanto, ficou evidente quando, em 1999, o MiniCom concluiu 
o primeiro lote da primeira licitação pública de rádio e televisão comerciais. 
Levantamento feito pela Folha de S. Paulo indicou que nos estados do Amapá, 
Maranhão, Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, 
Tocantins e Goiás, políticos no exercício de mandatos eletivos compravam as emis-
soras diretamente ou através de parentes próximos. A reportagem afirmava ainda 
que “políticos e igrejas ganharam (concessões) em cidades menores, onde as emisso-
ras ainda são vistas mais como armas eleitorais e de conquista de fiéis do que como 
atividade empresarial”. Cf. Elvira Lobato e Fernando Godinho, “Coronelismo 
eletrônico sobrevive com concessões – Boa parte das novas rádios e TVs continua 
sendo dada a grupos políticos” in Folha de S. Paulo, 3/11/1999, p. 1-11.

7 Cf. Venício A. de Lima, “Comunicação na Constituinte: a defesa de velhos interesses” 
in Caderno CEAC/UnB, Ano I, nº. 1; 1987; pp.143-152 e Paulino Motter, “O uso 
político das concessões das emissoras de rádio e televisão no governo Sarney” in 
Comunicação&política; Vol. I, nº. 1, agosto-novembro de 1994; pp. 89-115.

8 Cf. Elvira Lobato, Instinto Repórter; São Paulo: PubliFolha; 2005; pp. 228-261.
9 Cf. Elvira Lobato, “Governo Lula distribui TVs e rádios educativas a políticos”, Folha de 

S. Paulo, 19/6/2006. 
10 Cf. Elvira Lobato, “Justiça veta concessão de TV educativa sem licitação”, Folha de S. 

Paulo, 7/6/2007.
11 Até quando este texto estava sendo escrito (novembro de 2007), não se conhecia a 

decisão final sobre a matéria.
12 Um exemplo é a Igreja Renascer em Cristo, cujos líderes foram presos nos Esta-

dos Unidos e também respondem a ação judicial do Ministério Público de São 
Paulo por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato. A Renascer 
criou a Fundação Trindade, nos anos 80, especificamente para obter uma gera-
dora de televisão educativa que se transformou na Rede Gospel de TV através 
de autorizações para instalação de uma série de RTVs, isto é, retransmissoras 
de televisão. Cf. ”Governo federal dá canal de TV à Igreja Renascer” in Folha 
Online – Ilustrada, 31/1/2007, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/
ilustrada/ult90u68048.shtml

13 Cf., dentre outros, Bob Fernandes, “O Balcão Quentinho – O renascer de um símbolo 
num decreto de Fernando Henrique e Pimenta da Veiga: TVs e rádios como moedas 
no jogo político” in Carta Capital, Ano VI, n. 125, 21/6/2000; pp. 24-30.

Sobre o autor
Venício A. de Lima, pesquisador sênior do NEMP-

UnB, professor titular de Ciência Política e Comunicação 
da UnB (aposentado), é articulista do Observatório da 
Imprensa e da revista Teoria & Debate e autor/organiza-
dor de vários livros, entre os quais A Mídia nas Eleições de 
2006 (Editora Fundação Perseu Abramo, 2007).

Sobre o texto
Uma primeira versão, sob o título “As ‘brechas’ legais do 

coronelismo eletrônico”, foi publicada na revista eletrônica 
Aurora, disponível em http://www.pucsp.br/revistaaurora/
download/venicio_a_lima.pdf.


