Já está disponível a edição 51 da Revista Adusp, desta vez com 126 páginas. A reportagem de capa aborda o domínio político do PSDB em São Paulo, onde esse partido completará, em 2014, vinte anos à frente do governo estadual. Em busca das razões que expliquem essa “longa hegemonia”, a Revista Adusp entrevistou os cientistas políticos Cláudio Couto (FGV) e Rachel Meneguello (Unicamp), conversou com diversos outros pesquisadores e colheu depoimentos de parlamentares, gestores, sindicalistas e populares. A edição traz reportagens sobre as políticas públicas tucanas de cultura, saúde, educação e transporte coletivo.

Outro destaque da edição é uma longa entrevista com o professor Ildo Sauer, diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE-USP) e ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras. Sauer critica impiedosamente, e sem economizar argumentos, os modelos adotados pelo governo federal para o setor elétrico e o setor do petróleo.

A Revista Adusp 51 publica, ainda, artigo do professor Adrián Fanjul (FFLCH-USP) intitulado “Resistências, omissões e vazios. Por que ‘passou’ a nova carreira docente?”. E reportagens sobre o Endowment da Escola Politécnica; sobre a situação confortável das fundações privadas ditas “de apoio” (que continuam no campus, ferindo o Termo de Ajustamento de Conduta que assinaram em 2007); e sobre a Comissão Nacional da Verdade, recém-aprovada no Congresso, que nasce sem autonomia, fruto do deplorável pacto entre governo e militares.

A edição conta com belas ilustrações do cartunista José Nogueira Ohi e imagens de autoria dos repórteres-fotográficos Daniel Garcia, João Zanclar e outros. A versão eletrônica integral está disponível em www.adusp.org.br.

 

Informativo n° 337

Cadastre-se para receber nossas atualizações

 
E-mail*  
Nome